Segundo pesquisa do SindusCon-SP e do Seconci-SP, 2,2% dos trabalhadores foram afastados por suspeita de contaminação, e 1,2% deles foi confirmado com a doença. O SindusCon-SP e o Seconci-SP divulgaram os resultados da 8ª pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, que mostra a assertividade das empresas na prevenção da doença nos canteiros de obras. Esta rodada do levantamento teve a participação de 35 empresas, responsáveis por 430 obras, que totalizam 28.452 empregos diretos e terceirizados. A apuração ocorreu de 28 de junho a 1º de julho.
Conforme a pesquisa, 2,2% dos trabalhadores haviam sido afastados por suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, e 1,2% deles foi confirmado com a doença.
No período, foi constatada a existência de 425 obras em andamento e 5 paradas, com 94% do pessoal operando de maneira ativa. Outro destaque é que todas as empresas adotam medidas como aferição de temperatura corporal, higienização das mãos, orientações diárias sobre prevenção, demarcação de áreas de vivência e fornecimento de máscaras para o transporte.
Além disso, 91% das empresas realizam a limpeza dos equipamentos e ferramentas, e 89% distribuem máscaras extras para utilização na obra. Horários escalonados para entrada, saída e refeições são instituídos por 86% das empresas.
Segundo os presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, a pesquisa mantém a efetividade das medidas de prevenção adotadas nos canteiros de obras. Eles destacaram que a rotina na observância das medidas pode induzir uma falsa sensação de segurança, por isso é importante reforçar diariamente as práticas recomendadas desde o início da pandemia
Os interessados em participar do levantamento podem enviar um e-mail para pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br. A entidade entrará em contato para a inclusão da empresa na enquete, garantindo total sigilo sobre as informações.
Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: Agência CBIC
Publicações relacionadas
A incorporadora anuncia dois empreendimentos para serem lançados neste ano na capital goiana, sendo um no setor Bueno e outro no Jardim América
A parceria entre a FIABCI-Brasil e o Secovi-SP segue sólida e comprometida com a valorização do mercado imobiliário. Em 2026, o Prêmio Master Imobiliário chega à sua 32ª edição, consolidando mais de três décadas de reconhecimento à excelência, à inovação e às melhores práticas do setor no Brasil.
Dados da Ademi-GO evidenciam a valorização consistente do metro quadrado na região; lançamentos recentes da Sousa Andrade Construtora corroboram o movimento. Agora, a empresa se prepara para atender à demanda por unidades ultra compactas, tipologia atualmente inexistente nos principais bairros da capital
Este tipo de empreendimento entrou na mira dos desejos de muitas famílias que buscam unir, dentro de um bairro, todas as vantagens que possui uma cidade de pequeno porte