PALESTRA ABORDARÁ OS PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE E COMO TER MAIOR TRANSPARÊNCIA DE AÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

PALESTRA ABORDARÁ OS PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE E COMO TER MAIOR TRANSPARÊNCIA DE AÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Diretor-presidente do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Roberto de Souza será o próximo especialista a falar com as empresas associadas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO). A palestra virtual vai tratar dos ‘Princípios e práticas ESG no setor da construção’ e será realizada no dia 16 de junho, às 18 horas. Roberto é mestre e doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP desde 1990. O CTE é uma empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção.

 

A sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, propõe uma alteração na conduta para um novo padrão de comportamento, mais focado com o futuro e com a transparência nas ações. Em resumo, um conjunto de práticas utilizado que vem sendo, cada vez mais, utilizado por empresas que estão mais conscientes em relação ao meio ambiente, aos seus processos, ao capital humano, governança e a um planeta mais sustentável.

 

Levantamento da Moody’s ESG Solutions divulgado no dia 26 de maio deste ano, após avaliar 5.300 empresas globais de capital aberto, aponta para um descompasso entre os compromissos firmados pela maioria das empresas e as medidas tangíveis para reduzir seus impactos sobre a biodiversidade. Um dos exemplos seria o setor da construção civil, em que 61% das companhias avaliadas apresentam compromissos com práticas sustentáveis, mas menos de 10% do setor conta com uma pontuação “robusta” ou “avançada” para implementação dos mesmos compromissos. Objetivo do relatório é traçar um paralelo entre o impacto causado pelas empresas na biodiversidade e os riscos nos negócios das companhias.

 

A aplicação de ESG atrai consumidores que estão mais conscientes a respeito dos impactos ambientais e sociais decorrentes de suas ações. Empresários e investidores da construção civil que compreendem esta mudança de comportamento e aplicam o ESG agregam valor à imagem dos seus negócios e integram condutas adequadas em favor da natureza e da humanidade. As ações auxiliam ainda no aumento da qualidade de vida, do conforto e do bem-estar dos colaboradores durante a sua jornada de trabalho.

 

Qualificação

 

A palestra integra o projeto Ademi Qualifica, que busca incentivar e promover a qualificação do mercado imobiliário por meio de um calendário de palestras e eventos ao longo de todo ano, voltados exclusivamente para as empresas associadas da entidade. Neste ano já foram ministradas duas palestras com especialistas do mercado imobiliário nacional. “A Ademi-GO se preocupa com a formação e qualificação da mão de obra goiana. Gerar oportunidades para alcançar este objetivo, com uma programação constante e participação de especialistas, é um caminho essencial para dar mais solidez e profissionalismo ao segmento”, afirma o coordenador do projeto, Rafael Roriz, que é diretor de Desenvolvimento de Parcerias, Ensino e Relações com Bancos da entidade.

 

Criado em 2017, o Ademi Qualifica possui um calendário de palestras e cursos ao longo de todo o ano, com temas voltados exclusivamente para as empresas associadas da entidade. Já foram mais de 27 palestras e cursos. A programação de 2021 foi inaugurada com a palestra do diretor de Engenharia da Cyrela, Rodrigo Muller, no dia 24 de março. Ele abordou o tema “Gestão do Custo de Construção no Mercado de Incorporação”.

 

Serviço

 

Palestra virtual:  Princípios e práticas ESG no setor da construção

 

Dia: 16/06

 

Horário: 18 horas

 

Público: associadas Ademi-GO

Publicações relacionadas

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Cadastre-se para participar deste Qualifica.

Quer enviar um e-mail pra gente? Acesse nossa página de contato.